Arquitetos
Localização
Peñalolén, Santiago, ChileArquiteto Responsável
Siamak HaririPaisagismo
Juan GrimmConstrução
Desarrollo y Construcción del Templo Bahá'í para Sudamérica Ltda.Área
1200.0 m²Ano Projeto
2013Fotografias
Cortesia de Comunidad Bahá´í
Os templos bahá'ís são construções simbólicas e abertas para a adoração, reflexão e meditação de qualquer pessoa. Há um em cada continente, e agora está sendo construído no Chile, sendo a primeira sede sul-americana.
Embora cada sede tenha seu próprio estilo, todos os templos têm em comum o caráter de centro espiritual, com nove portas e uma cúpula central, que simboliza a união de todas as pessoas que se reúnem sob ele, independentemente do seu credo. Eles também são rodeados por grandes áreas verdes que suportam esta idéia de reflexão e de encontro.
O escritório canadense Hariri Pontarini Architects projetou uma base de concreto cercada por um espelho d'água, em que a cúpula nove pétalas translúcidas parecem flutuar. Cada pétala tem uma estrutura de aço coberta de vidro fundido. Três bandas translúcido perimetrais amarram as folhas para criar uma estrutura integrada.
No interior do templo existem dois espaços: o central, sob a cúpula, aberto para receber 600 pessoas e nove espaços perimetrais íntimos, localizado entre as folhas da cúpula.
Na parte subterrânea existe um muro perimetral. É possível ver no interior as dez colunas que sustentam a laje do primeiro andar, o mezanino e as nove asas translúcidas (outubro de 2012).
De cima das esteiras de reforço da laje do primeiro andar se vêem nove vigas radiais e uma parte do feixe do anel interior. No canto superior direito e inferior esquerdo da imagem se vê a base da fundação das duas gruas de montagem presentes nas asas translúcidas. No canto inferior esquerdo da imagem está o túnel de serviço que leva à área subterrânea. (Março de 2013).
Vista das barras de arranque de uma das nove colunas que mantêm o mezanino. Estas colunas são originárias da intersecção de uma viga com o feixe radial do anel interno e passam diretamente por cima de um isolador sísmico. A carga vertical é transmitida para uma coluna subterrânea. (Março de 2013).
Vista do capitel central da laje onde as nove vigas radiais convergem. No centro observa-se o centro placa superior do isolador sísmico, com seus parafusos de quatro âncoras apontando para cima. (Março de 2013).
Completando a primeira fase de concretagem da laje, que utilizou 90 metros cúbicos de concreto e 9 horas de trabalho contínuo. (Abril de 2013)
Vista de cima da primeira etapa - parcialmente coberto - de concretagem da laje, que corresponde aproximadamente a um terço da área total, excluindo o centro. (Abril de 2013)
Cálculo Estrutural
TROW/Carruthers & Wallace, Universidad de Toronto, Sirve S.A., DICTUC, Patricio Bertholet M. Ingeniería Estructural, VMB Ingeniería EstructuralInstalações Mecânicas
The OPS GroupEngenharia de Revestimentos
Simpson Gumpertz & HegerAcústica
Verónica WulfIluminação
Isometrix, Limarí Diseño de IluminaciónFundações e Estruturas de Concreto
Fernández Wood Constructora S.A.Inspeção Técnica da Obra
CTO S.A.Superestrutura e Revestimentos
Gartner Steel and Glass GmbHÁrea Terreno
11 hectaresÁrea Jardins
6 hectares